Mãe é tudo igual, só muda de endereço

moms-and-babies1Você  já escutou a frase: “Mãe é tudo igual, só muda de endereço!”?  Acho que em algum momento da vida, sendo filha ou sendo mãe você já ouviu ou falou essa frase.

Enquanto eu era apenas filha interpretava essa frase de forma muito simples. Agora que sou filha e mãe a minha interpretação mudou, quer dizer eu mudei, amadureci, estou vivendo a experiência divina de ser mãe.

Estava conversando com uma amiga sobre as neuras que alguma mães vivem (me incluo nesse grupo de mães com neuras) e ela comentou sobre um texto que falava dos vários tipos de mães, que moram em países diferentes, com culturas diferentes e que vivem o papel de mãe de forma totalmente diferente. Achei engraçado e interessante, então resolvi fazer esse post  sobre  o tema.

Mãe italiana: é a mãe que “choca” os filhos, fica com eles embaixo de suas asas o tempo todo. Tem uma enorme preocupação com alimentação, mais do que outras mães. É afetuosa, protetora e se ocupa quase integralmente deles.

Mãe francesa: é a mãe descontraída, que dá mais liberdade aos filhos, deixando-os mais livres para brincar. Não fica obcecada e nem cria expectativas exageradas em relação aos filhos. Nada adepta de “junk food”.

Mãe chinesa: é a mãe tigre, proíbe televisão e videogame, impõe aulas de música, preferencialmente de violino e piano. Mantém uma forte pressão em cima dos filhos.

Mãe inglesa: é a mãe silenciosa, passa a maior parte do tempo sem falar muito. Não repete continuamente as ordens e nem confere aos filhos um status especial na família.

Mãe americana: é a mãe neurótica, que tem medo de tudo. Quer vigiar todos os passos do bebê e é mais liberada na alimentação.

E a mãe brasileira, como é ?

Para mim, a mãe brasileira é a mãe amiga, somos aquela que protege, confia, estamos sempre dispostas a conversar com os filhos. Somos rígidas, porém com limites mais flexíveis.

Mas uma coisa é certa, independente do país onde mora e de sua cultura, mãe é mãe! E o que todas querem mesmo é ver seus filhos felizes!