Aprenda a relaxar durante a gestação

woman-pregnant-relaxing-photo-420x420-ts-81283593Enjôo, ansiedade e todas as alterações que ocorrem no corpo da mulher são suficientes para gerar estresse. Para isso não ocorrer, aprenda a relaxar, pois esse é o momento de curtir a vinda do bebê e de se preparar para uma nova rotina.

O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho – CRM SP: 107997, elaborou algumas sugestões para que você consiga descontrair e se auto-avaliar durante este período de gestação.

1-Para relaxar durante o dia ou à noite, deite-se de costas e coloque um travesseiro embaixo dos joelhos, para que a coluna se apóie totalmente na cama;

2- Coloque uma música lenta e agradável de sua preferência para escutar durante o relaxamento;

3- Se deitar de lado, o ideal é colocar uma almofada entre as pernas;

4-Movimente os pés, em movimentos circulares, de um lado para o outro, sempre que puder. Isto evitará cãibras;

5-Muita atenção com a respiração durante o relaxamento, pois ela é de extrema importância tanto para relaxar como para mandar oxigênio adequadamente para seu bebe;

6-Sente-se com os pés para cima, ou deitada no sofá ou na cama, sinta-se à vontade. Feche os olhos;

7- Inspire profundamente, prenda a respiração por 3 segundos  e depois solte o ar. Faça isso inspirando pelas narinas bem profundamente, e soltando o ar pela boca, até esvaziar os pulmões completamente. Faça disso uma respiração cíclica e constante;

8-Ordene mentalmente que relaxem seus pés, pernas, coxas, quadris, abdômen, braços, costas, pescoço, cabeça, rosto, etc., enfim que todos os músculos de seu corpo se relaxem;

9-Repita esses movimentos de respiração profunda  até relaxar totalmente;

10-Pense numa coisa ou em um lugar agradável. Pense sempre positivamente.

11- Cuide para não se levantar repentinamente da cama, nem faça movimentos bruscos;

12- Durante o relaxamento, passe a mão acariciando sua barriga e emita bons pensamentos ao seu bebe, bem como fale tudo aquilo que você gostaria que ele fosse ao nascer, enviando assim feedback positivo para o seu filho.

13- Se puder, use sempre a mesma música e a utilize também no momento do parto. Isso ajudará seu bebe a nascer mais tranqüilo e relaxado.

14- Se você fizer estes exercícios diariamente, se sentirá melhor, mais animada e conseguirá controlar melhor seus pensamentos e o seu próprio corpo, o que lhe será útil durante o trabalho de parto e também no seu dia-a-dia após o nascimento do bebe

** Texto de Dr. Domingos Mantelli – ginecologista e obstetra

www.domingosmantelli.com.br