Páscoa: Dar ou não ovos de chocolates para as crianças

Redação: Cia Materna/ Rojas Comunicação

A Páscoa está chegando e junto as dezenas de ovos, bombons, brigadeiros e todos os outros derivados dessa delícia que enche de água a boca de qualquer mortal. Seja adulto ou criança, todos se derretem pela guloseima e basta a proximidade da data para os pais não saberem o que fazer. Liberar ou proibir o consumo do chocolate? Existe uma medida certa? Será que ele faz bem ou faz mal? Essas dúvidas surgem Páscoa sim e Páscoa também. Para esclarecer alguns pontos, a pediatra do Hospital Leforte, Dra. Denise Bedoni, responde as principais dúvidas.

Reprodução - Imagem Google

Reprodução – Imagem Google

1- A partir de qual idade a criança pode ingerir chocolate?

Orientamos evitar-se a introdução precoce e guloseimas, principalmente chocolate antes de 02 anos de idade, prevenindo manifestações alergênicas.

2- O chocolate faz bem ou faz mal?

Oferecido precocemente pode favorecer manifestações alérgicas como manchas na pele, tosse e secreção em vias aéreas. O uso de doces na primeira infância favorece a mudança nas papilas degustativas da língua, alterando precocemente o paladar e induzindo a recusa alimentar de alguns alimentos não adocicados.

3-Chocolate em excesso pode causar problemas gastrointestinais. Quais são esses problemas? Quais os primeiros sinais?

Sim. Algumas crianças podem apresentar sensibilidade gástrica como vômito e alterações intestinais, como obstipação alterada com diarreia.

4- Existe um limite de consumo permitido?

A partir de 2-3 anos oferecer 1 x/dia-2x/dia, misturado ao leite (diluído ao leite) achocolatados, evitando oferecer puro.

5-O chocolate pode desencadear algum tipo de alergia? Como descobrir? Quais os sinais?

Sim. Geral com pápulas (parecido com picado de inseto) ou manchas vermelhas na pele, podendo evoluir para placas com coceira local. Algumas crianças com consumo diário  de chocolate produzem mais secreção em pulmões com tosse persistente.

6- Crianças que apresentam intolerância à lactose podem consumir em quantidade baixa? Qual a alternativa?

Evitamos nestas crianças o  aporte de chocolate, por geralmente estar associado a outros leites (c/Lactose). Usar em pequena quantidade e com pouca frequência. Procurar chocolates com puro cacau sem leite.

7- As mamães que amamentam devem ficar longe do chocolate?

Sim. Por ser alergênico e mais obstipante pode causar alterações gastrointestinais (retenção de gases), alergias de pele no bebê.

8- O chocolate pode inibir a fome das crianças?

Sim. Por ser um alimento calórico pode mascarar o apetite.

Fonte: Dra. Denise Bedoni – pediatra do Hospital Leforte

http://www.leforte.com.br/