Razões Para se Exercitar na Gravidez

Por Gísele Wachs – Colunista de Saúde

A prática regular de exercício físico promete um período de gestação repleto de bem estar e um parto bem mais tranquilo.

Os exercícios melhoram a circulação sanguínea, amenizam a ansiedade, aumentam a capacidade pulmonar e garantem energia extra às futuras mães.

Mães que praticaram exercício físico, durante a gestação, relatam que tiveram um trabalho de parto mais rápido e suportaram melhor as contrações.

Foto Reprodução - Site Espaço Gestar

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Alguns motivos, pra você que está grávida, pedir pro seu médico obstetra, hoje mesmo, um atestado médico pra iniciar sua prática de exercícios físicos direcionados:

  • 1Atua no sistema cardiovascular, que neste período tem um volume maior de sangue em circulação, e a ajuda na oxigenação das células;
  • Proporciona um estado de relaxamento que é fundamental nesta fase, onde o organismo está sendo submetido constantemente a situações de estresse e as emoções estão à “flor da pele”;
  • Ajuda na consciência corporal, deixando-a mais preparada para o parto;
  • A ginástica, quando praticada regularmente, impede que a grávida engorde muito além do necessário;
  • O corpo em movimento garante um melhor funcionamento dos intestinos;
  • Aumentam a capacidade pulmonar e ajudam a controlar o ritmo de respiração;
  • Os exercícios de alongamento ajudam os tendões a torná-los mais firmes, pois durante a gestação, eles tornam-se mais frouxos e retém líquidos;
  • Os exercícios de fortalecimento, ajudam o bom posicionamento da coluna e ajudam a mulher suportar mais o peso do bebê;
  • Com a musculatura fortalecida, o desempenho da mãe, no momento de expulsão do bebê, será melhor. E a recuperação no pós parto será muito mais rápida.

Algumas dicas para adquirir tais benefícios:

  • Exercitar-se, pelo menos, 3X na semana, de forma suave a moderada (depende do seu condicionamento físico), controlando, SEMPRE, sua frequência cardíaca (para exercícios contínuos, não ultrapassar 140bpm);
  • Quem se exercita precisa seguir uma dieta adequada. O fato de estar grávida, já exige um adicional de 300kcal/dia, imagina quem se exercita?;
  • Opte lugares frescos, bem ventilados, para a prática de exercícios, e tome muita água;
  • Respeite seus limites, escute seu corpo e evite a exaustão;
  • Exercícios realizados dentro d’água diminuem o desgaste e o risco de lesões em músculos e articulações, e ainda, diminuem a retenção de líquidos;
  • Procure sempre um professor especializado em trabalhos com grávidas e não esqueça do atestado médico.

Gísele Wachs Personal Trainer – Cref: 042365-G/SP

Contato: 9 9722 2419