Receita de sopa para bebê

Imagem Google

Imagem Google

A partir dessa receita outras receitas poderão ser elaboradas, basta usar a criatividade!

 Ingredientes:

1 colher de chá de óleo de canola

¼ de cebola picada em cubinhos

150 g de peito de frango orgânico, sem pele, em cubos (ou outro ingrediente do GRUPO A)

¼ xícara de ervilha fresca (ou outro ingrediente do GRUPO B)

½ mandioquinha lavada e descascada em cubos (ou outro ingrediente do GRUPO C)

1 xícara de couve, lavada e picada (ou outro ingrediente do GRUPO D)

1 colher de chá de salsinha picada (ou outra erva fresca de sua preferência)

 Modo de preparo:

Aqueça uma panela e coloque o óleo de canola. Adicione a cebola e o músculo e refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com água até metade da altura dos alimentos. Cozinhe com tampa, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Amasse a papinha com um garfo e desfie ou pique bem a carne.

DICAS PARA O PREPARO DE PAPINHAS

Existe alguma regrinha para o preparo da papinha/sopa, ou seja, quantidades máxima de alimentos por grupos alimentares ou vale fazer um sopão com tudo?

Deve-se introduzir os alimentos gradualmente, sendo que, até os 7 meses de idade, a papa salgada  oferecida deverá conter um alimento de cada grupo abaixo:

(A)    PROTEÍNA: frango orgânico sem pele, carne vermelha sem gordura, peixe, vísceras, miúdos, ovo caipira, peru, carne suína.

(B)    LEGUMINOSAS: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico.

(C)    TUBÉRCULOS E CEREAIS: batata inglesa, aipim, batata doce, batata baroa, inhame, arroz, macarrão, aveia, milho, painço, centeio.

(D)    HORTALIÇAS: acelga, alface, rúcula, agrião, bertalha, brócolis, couve-flor, chicória, couve, abóbora, abobrinha, cenoura, chuchu, quiabo, vagem, beterraba, espinafre (desse grupo pedem ser escolhidos até três ingredientes).

(E)    TEMPEROS: alecrim, orégano, salsa, manjericão, alho, cebola, cebolinha, coentro, sálvia, tomilho.

 Observações:

  • Sugiro não colocar muitos ingredientes na mesma receita para que todas as papinhas não fiquem com o mesmo gosto. Colocando-se menos ingredientes, é possível é variar bastante a composição e fazer com que a criança experimente de tudo.
  • O grupo A e B fornecem proteínas, portanto, não é necessário colocar ambos em todas as papinhas. Se ainda assim quiser usar os dois, pode-se fazê-lo em menores quantidades.
  • Atenção na hora de introduzir os peixes, escolha os de sabor mais suave (cação, merluza, linguado) e compre em estabelecimentos de confiança. Fique bastante atenta às espinhas e observe a aceitação.
  • Dica para introduzir o ovo: sugiro cozinhá-lo em água fervente por 15 minutos até que fique bem duro, evitando uma possível intoxicação por bactérias como a salmonela. Comece com ¼ de gema e aos poucos vá aumentando a quantidade. Por último introduza a clara picada em pedaços mínimos.
  • A beterraba e o espinafre devem ser cozidos separadamente e somente misturados à papa depois de tudo pronto, pois “roubam” o ferro das preparações durante o cozimento.
  • A quantidade de água usada para o cozimento deve ser suficiente para cobrir metade da altura dos alimentos e a panela deverá ficar tampada. Após atingir a fervura, abaixe o fogo e mantenha a panela tampada. O recipiente se encherá de vapor que cozinhará os ingredientes. Quando for usar o arroz e o feijão, use-os já cozidos e acrescente ao restante da papa.

Fonte Naila Soares – nutricionista
http://www.nailasoares.com.br/site/

Veja também: