Será que Podemos Aliviar as Dores do Parto?

Por Gísele Wachs – Colunista de Saúde

Sabemos que a dor do parto, surge, frequentemente, quando o tempo de gestação está chegando ao fim, e você sabia que podemos tornar este momento inesquecível positivamente?

As dores são passageiras e a vida nos ensina isso. Desde nossas avós, escutamos que a dor do parto é insuportável, desde então, surge nossos medos, dúvidas e inseguranças. Mas a ciência já comprovou que a dor não é apenas um processo físico, ela também está relacionada às nossas crenças e emoções. Por isso, tente desviar destas ansiedades, e prepare-se para viver um momento totalmente diferente que você já viveu. E há tantas técnicas que podem ajudá-la a aliviar a dor na hora do parto, que você pode até se surpreender.

Primeiramente, escolha um obstetra que você tenha segurança e empatia, pois na hora do parto, vocês precisarão estar em sintonia, um “ajudando” ao outro. Além disso, podemos contar com a ajuda de outros profissionais, uns mais voltados para os aspectos mais emocionais do parto, como o medo, outros, podem ajudar na preparação física pra hora do parto.

Foto Reprodução - Imagem Google

Foto Reprodução – Imagem Google

Os programas de ginástica para grávidas são os mais indicados, pois os profissionais estarão aptos para tal especialidade e ensinarão alguns truques para o alívio das dores de um parto. As grávidas ainda terão outras vantagens, de fazer novas amizades, trocando experiências, obtendo assim, uma maior confiança em si e menos ansiedade.

Dentro de um programa pra grávidas, temos alguns que dentro do mesmo programa oferecem cada dia uma aula e um objetivo, mas podemos também, sugerir alguns para que faça na sua academia, caso não tenha um programa específico:

  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Musculação;
  • Pilates;
  • RPG;
  • Ioga; 

Mas pra você, que não tem condições de começar nenhuma das opções a cima, sempre tem uma solução, sabia que uma simples caminhada diária de 30 min, melhora sua capacidade cardiorrespiratória, ativando e oxigenando a circulação sanguínea e liberando endorfina, hormônio que neutraliza as dores e gera uma euforia saudável? E então? Comece hoje mesmo! (lembrando que qualquer atividade física tem que ser liberada pelo seu médico obstetra).

Gísele Wachs – Personal Trainer – Cref: 042365-G/SP

Contato: 9 9722 2419