Dica para Férias: Filmes para assistir com os filhos

As férias chegaram e assistir um filminho com as crianças sempre é um programinha bom, divertido e fácil de se fazer.

E que tal aliar uma sessão de cinema em casa com filmes que passam mensagens positivas, de superação e valores para as crianças.

Separamos 4 filmes para você curtir com os seus filhos.

Happy_Feet2

  • Happy Feet – Distribuição Estúdios Warner Bros 

A mensagem principal do filme é sobre exclusão e separação. O pingüim Mano é “diferente” por não se “parecer” com o seu grupo, embora a afirmação pareça contraditória, neste caso, a diferença é não ser igual. Sente a rejeição de seu pai, que posteriormente expressa o sentimento de culpa (sintoma de depressão), mas é perdoado pelo filho que dança com ele. Recebe o amor da mãe que o aceita independente de sua característica atípica.

Mano é aceito por outro grupo que eleva a sua autoestima ao destacar como é positivo o que era visto como negativo pelo seu antigo grupo. Aqui evidencia a importância de lutar pelo que se quer, independente das diferenças e obstáculos, Mano torna-se popular e dá a volta por cima, indo do papel de vilão ao de mocinho na medida que se torna uma referência e um exemplo a ser imitado.

Rejeita o seu amor por privilegiar o bem ao próximo (altruísmo). O bem estar do grupo está acima de seu bem estar. E também por orgulho, já que precisava provar que seus lideres estavam errados. Torna-se mártir ao mudar a consciência sobre a causa dos pingüins e salva o seu povo.

Há muito a se abordar sobre as questões apresentadas no filme com as crianças, como por exemplo o altruísmo, o perdão incondicional (em relação ao pai), a superação das dificuldades e do preconceito, e por ai vai.

Toy-Story-3-Poster

  •  Toy Story – Distribuidora: Walt Disney

O filme evidencia a importância da amizade, traz a tona a questão do pré-julgamento e ressalta o ciúme muito comum na infância; quando a criança, por exemplo, ganha um irmãozinho, ou chega outra criança no seu espaço, enfim, então esse filme mostra como lidar com o “socialismo”.

Woody tem muito ciúme quando Andy ganha o Buzzlightyear  e por isso tenta de todas as formas culpá-lo porém no fim do fim ele descobre que o fato de Andy ter um novo amiguinho não significa que ele será menos aceito e querido por seu dono.

harry potter ea pedra filosofal

  • Harry Potter – E a pedra filosofal- Warner Bros. 

O filme destaca a luta do bem contra o mal com o triunfo do bem. O filme mostra superação da rejeição por Harry Potter em relação a sua família adotiva, que faz diferença entre o filho legítimo e Harry Potter.

Ele mostra-se resignado ao sofrimento que o estimula a uma certa torcida por quem assistepara o seu sucesso.

A sagacidade está além do razoável, já que o personagem é capaz de deduzir a partir de detalhes muitas coisasErrou entretanto quando deduziu que o professor mal era um, quando na realidade era o outro. De fato houve uma certa ênfase sobre o personagem para mostrá-lo como ruim, ao mesmo tempo em que o outro professor foi apresentado como bom.

Isso permite abordar o erro por julgamento de imagem, ou seja, o que parece nem sempre é. (Não julgar o outro sem realmente conhecê-lo)

A magia estimula o mundo da imaginação infantil, especialmente no que se refere a poder.

O poder é freqüentemente explorado nos desenhos animados e nas estórias infantis de modo geral, nas quais a criança se identifica com a figura do personagem com poder, geralmente vitorioso, estimula o sucesso e mais uma vez, a importância de se fazer o bem para que se triunfe.

O menino abandonado no inicio do filme se torna especial quando vira referencia em seu grupo, que o reconhece por ser especial.

narnia

  • As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa- Distribuidora: Walt Dinsney

Conta a estória da imaginação de um menino que transporta para o mundo real (dele), os personagens que ele criou com elementos presentes no seu dia a dia, como seu guarda roupa, por exemplo.

Crônicas de Narnia mostra a importância do sonho e a interação do animal com o homem.

Mostra como é importante cuidarmos da natureza, pois se assim fizermos ela cuidará da gente também!

É muito comum a criança fantasiar o medo de alguma coisa ou objeto, porém se ela olhar aquela situação e transformá-la em parte de seu mundo (como o guarda roupa que virou seu amigo) o medo desaparecerá e o que o amedrontava servirá de incentivo.