Recebidos # 1 – Dicas de Livros Infantis

Todos os meses recebo alguns presentes, mimos, press kits de empresas e assessórias de imprensas.

Para compartilhar com vocês esses produtos e/ou novidades vou começar fazer resenhas, posts de todo o material que recebo (com o nome #Recebidos). Pois, a grande maioria das coisas que recebo são bem bacanas e boas sugestões para outras mães.

Nas últimas semanas tenho recebido muitos livros, para falar a verdade eu praticamente tenho recebido só livros. E o mais engraçado é que a Manu está começando a ler, o que eu posso dizer é que está sendo uma coincidência deliciosa! (Pretendo escrever um post também sobre essa fase de alfabetização, iniciação a leitura, pois estamos passando por várias emoções).

Então, vamos lá para a nossa lista literária!

  • “Juca Pé de Fruta”

Texto: Léo Tafuri
Ilustrações: Natalie Catlett
Editora: Alaúde / Selo Tordsilhinhas
Idade para a qual o Cia Materna recomenda o livro: a partir de 3 anos com leitura compartilhada

juca-pe-fruta

juca-pe-fruta-2

Livro lindo, leitura fácil para crianças que estão começando na alfabetização. Também é uma boa dica para aquelas crianças que são chatinhas para comer, que não gostam de frutas.

No livro Juca prova muitos sabores e ainda brinca sobre a utilidade extra de cada fruta, como a melancia, que se transforma em um eficiente capacete, ou o limão, fiel aliado no treinamento de caretas.

Confesso que com esse livro fiquei dividida queria deixá-lo aqui em casa para a Manu, mas acabei dando para meu priminho Arthur, que também está na fase da alfabetização e não gosta da fruta.

  • “Por Que sou uma Menina Xadrez”

Texto: Blandina Franco
Ilustrações: José Carlos Lollo
Editora: Jaboticaba/Matrix
Idade para a qual o Cia Materna recomenda o livro: a partir dos 4 anos para leitura compartilhada

menina-xadrez

A história é muito bonitinha, fala sobre uma menina que era xadrez e como era diferente de todos em sua escola quis descobrir de onde ela veio e porque era daquele jeito. Ao longo do livro a menina xadrez vai descobrindo seus antepassados.

O livro é legal porque mostra para as crianças, que todos fazemos parte de uma grande família, e como somos é um pedacinho de cada antepassado e que devemos nos valorizar e valorizar a família por isso

Tenho recebido muitos exemplares da Editora Girassol, já fiz posts de alguns (clique AQUI para ler  outro post de dica de livro da Girassol), e confesso que adoro os títulos deles, além do preço ser muito acessível.

  • “501 Atividades para Crianças (longe da TV)”

Autora: Di Hodges
Tradução: Maria Luisa Paz
Editora: Girassol
Idade para a qual o Cia Materna recomenda o livro: livre desde que as atividades sejam direcionadas por um adulto

Foto Cia Materna

Super dica para as férias, principalmente se a família não vai viajar e passará as férias em casa. São mais de 500 atividades divididas em oito partes, para todas as faixas etárias, tem atividades para fazer dentro de casa, ao ar livre, de artes, ciências, cantigas, números, etc. Tem atividades para todos os gostos.

Amei muito esse livro, é um verdadeiro manual para a mamãe que quer interagir, brincar, passar um tempo gostoso com seu filho.

  • “Construa o T-Rex”

Autor: Darren Naish
Tradução: Ana Paula Corradini
Editora: Girassol
Idade para a qual o Cia Materna recomenda o livro: a partir de 8 anos

Foto Cia Materna

t-rex

Este livro deixa qualquer menino facinado. O livro contém 32 páginas, repletas de informações e ilustrações sobre dinossauros. Além do livro o box traz um tiranossauro rex 3D, para montar.

Faz da leitura um momento para se divertir e desenvolver habilidades motoras e de raciocínio. Acabei dando ele para um priminho de 7 anos que é portador de autismo (digamos que a Manu não tenha ficado muito feliz com a ideia, mas acabou concordando rs). Achei que poderia ser uma “ferramenta” boa para estimulá-lo.

  • “Construa o Corpo Humano e Descubra como Ele Funciona”

Autor: Richard Walker
Tradução: Ana Paula Corradini
Editora: Girassol
Idade para a qual o Cia Materna recomenda o livro: a partir de 8 anos

construa-corpo-humano

esqueleto

Tem uma estrutura bem parecida com o livro “Construa o T-Rex”, o box conta com um livro que explica todo o funcionamento do corpo humano, numa linguagem bem simples e compreensivel mesmo para as crianças pequenas e também traz um esqueleto em 3D para montar, o esqueleto é confeccionado em um pepelão duro, e é um pouquinho dificil de construir, precisa de ajuda de um adulto.

  • “25 Contos da Vovozinha”

Tradução: Claudia Vilas
Ilustrações: Carlos Busquets
Editora: Girassol
Idade para a qual o Cia Materna recomenda o livro: a partir de 3 anos com leitura compartilhada

contos-da-vovozinha

contos-vovozinha

Livro que será muito útil aqui em casa no momento que estamos passando (inicialização da leitura), são 25 histórias clássicas como Alice no país das maravilhas; O mágico de oz; Pinóquio; e João e Maria. Os textos não são muito extensos, perfeito para a leitura noturna, antes de dormir.

As ilustrações tem um traço bem clássico também, parece com aquelas ilustrações da nossa época (uns 30 anos atrás). É aquele tipo de livro para a criança  vai guardar, ler e reler por vários anos.

  • “Peidos – Um Livro do Barulho”

Autora: Patricia Benigno Girotto
Editora: Girassol
Idade para a qual o Cia Materna recomenda o livro: a partir de 7 anos

peidos-um-livro-barulho

Quando eu recebi o livro, me assutei, e pensei: Um livro sobre peidos, o que é isso?!?

Mas é sobre isso mesmo, mas não precisa ficar preocupada, pois não se trata de um livro escatológico. Para diminuir o tabu sob essa reação natural do corpo humano este livro usa piadas, jogos, curiosidades e pegadinhas sobre o pum.

Digamos que é um livro para aqueles meninos mais peraltas, rs.

Veja também: